XVIII Campeonato Amapaense de Xadrez Absoluto – CAXA 2023
Por: Diego Lamarão 12/03/2023 11:44:28

Comunicado 001/2023

A Federação de Xadrez do Amapá (FEXAP), vem por meio deste apresentar à comunidade enxadrística em geral o sistema para a disputa do 18o Campeonato Amapaense de Xadrez Absoluto (C.A.X.A), a ser disputado ao longo do ano de 2023. As Fases do CAXA 2023 serão as seguintes:

  • 1a Fase: Circuito de Abertos válidos para cálculo de Rating FIDE e CBX STD a serem realizados em parceria pela FEXAP, Clube de Xadrez de Macapá CXM e Clube de Xadrez Haroldo Franco - Troféu Leônidas Platon;

  • 2a Fase: Final do CAXA 2023 válida para cálculo de rating FIDE e CBX STD – Troféu Promotor Haroldo Franco.

    O Circuito de Abertos será realizado em 03 (três) etapas nos meses de Abril, Julho e Outubro, de acordo com calendário publicado conjuntamente a este comunicado. Cada etapa valerá o número de pontos que o enxadrista fizer, ou seja, o número máximo de pontos em uma etapa será o número de rodadas que ela tiver, onde todas as três etapas da 1a fase terão cinco rodadas. O número de pontos que o enxadrista fizer em cada etapa será exatamente a pontuação que ele acumulará na corrida pelas vagas da final. Após as três etapas a classificação final será dada pela soma das 02 (duas) melhores pontuações dos participantes nas Etapas do Circuito, ou seja, ainda que um enxadrista participe de todas as etapas, só serão consideradas as suas duas melhores pontuações. Os 05 (cinco) primeiros colocados na classificação final do Circuito estarão classificados para a Final do CAXA 2023 e os 03 (três) primeiros receberão o Troféu Leônidas Platon.

    Observações:

1 As três etapas do Circuito de Abertos poderão contar com a participação de Enxadristas que joguem sob qualquer bandeira perante a FIDE e/ou registrados sob qualquer UF perante a CBX, inclusive poderão concorrer ao Troféu Leônidas Platon, porém, somente os que estão registrados com a UF AP perante a CBX poderão disputar as vagas na Segunda Fase do CAXA 2023;

CLASSIFICAÇÃO: PÚBLICA

2 Em caso de Empate na classificação final da 1a Fase, serão usados os seguintes critérios de desempate tanto para a disputa do Troféu Leônidas Platon quanto para definição dos classificados para a 2a Fase do CAXA 2023:

1 – Menor média Aritmética das duas melhores classificações nas etapas – Caso dois ou mais enxadristas empatem na soma de suas duas melhores pontuações, será calculada a média aritmética das suas duas melhores CLASSIFICAÇÕES, sendo que quanto menor for essa média, melhor será o critério de desempate do enxadrista.

2– Partidas de Desempate – Na possibilidade de o empate persistir após o critério 1, teremos partidas desempate para a definição das vagas na 2a fase, conforme os cenários abaixo:

- Empate entre dois enxadristas: Decisão num match de duas partidas com tempo de reflexão de 90min+30seg de incremento, com alternância de cor. Persistindo o empate, um match de duas partidas com tempo de reflexão de 25min+10seg de incremento, com alternância de cor, persistindo o empate, um match de duas partidas com tempo de reflexão de 3min + 2seg de incremento com alternância de cor, persistindo o empate uma disputa no Sistema Armageddon;

- Empate entre três ou mais enxadristas: Disputa de um torneio no Sistema Schurig (todos-contra-todos) de turno único, com tempo de reflexão de 90min + 30seg de incremento e com os critérios de desempate sendo: 1 – Confronto Direto, 2 - Sistema Koya, 3 - Sonneborn-Berger, 4 - número de vitórias, 5 - melhor rating performance.

A Final do CAXA 2023 será disputada pelo Campeão do CAXA 2022, mais os cinco enxadristas classificados da primeira fase, totalizando seis finalistas. Eles disputarão um torneio no Sistema Schurig de duplo turno que totalizará 10 (dez) rodadas. O vencedor da Final do CAXA 2023 será decretado Campeão Amapaense Absoluto de Xadrez 2023 e estará classificado como o representante oficial do Amapá para representar o estado na Final do 89° Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, a ser realizado na cidade de Recife em dezembro de 2023. Os três primeiros colocados receberão o Troféu Promotor Haroldo Franco, em homenagem a esse saudoso e lendário enxadrista amapaense.

Observação:

  1. Só poderão participar dessa fase enxadristas cadastrados sob a UF AP perante a Confederação Brasileira de Xadrez;

  2. No caso da desistência de participação por parte do Campeão 2022 ou de um dos cinco classificados será convocado o sexto colocado na pontuação acumulada da Primeira fase do CAXA 2023, na impossibilidade de participação do sexto será chamado o sétimo e assim por diante, sempre respeitando a ordem de classificação final da Primeira Fase.

Macapá, 25 de fevereiro de 2023

Marcos Paulo de Souza Monteiro

Presidente FEXAP